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Live “Povos Indígenas - Nossas Raízes” promove reflexões sobre representatividade no Tocantins

Debate promovido pela Secretaria de Educação teve participação de representantes indígenas do Tocantins

19/04/2021 19h06
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Por: Redação Fonte: Secom Tocantins - Guilherme Gandara
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) promoveu na tarde desta segunda-feira, 19, data em que se celebra o Dia do Índio, a live ‘Povos Indígenas - Nossas Raízes’, com a participação da secretária de Educação, Juventude e Esportes Adriana Aguiar, do procurador da República Álvaro Lotufo Manzano e de representantes indígenas do Tocantins. O evento aconteceu no formato de roda de conversa e teve como tema a importância da história de luta dos povos tradicionais.

Participaram da live representantes dos povos Javaé, Xambioá, Krahô, Xerente, e Krahô - Kanela. Eles compartilharam trajetórias de luta pela conquista de território e espaço na sociedade. O evento foi mediado pelo gerente de Educação Indígena da Seduc, Waxiy Maluá Karajá.

O professor e membro do Conselho Estadual de Educação Indígena (Ceei-To) Amaré Gonçalves de Brito, que representou a etnia Krahô - Kanela, pontuou que é importante dar voz aos povos indígenas. “A data de hoje é importante para todos os povos indígenas em sua diversidade. Comemorar é sinônimo de resistência, pois somos povos que sofremos há anos com a perda de espaços e silenciamento da cultura. Nos últimos anos, vimos avanços nas lutas pelos nossos direitos e territórios, e é motivo de orgulho ver que estamos resistindo, poder compartilhar a nossa história e traçar objetivos e conquistas maiores”, reforçou.

A titular da Seduc, Adriana Aguiar, destacou que o Governo do Tocantins vem atuando pela representatividade e investindo no diálogo. “Queremos agradecer o trabalho dos servidores frente à educação indígena no Tocantins, nas próprias Escolas Estaduais Indígenas, pelo espaço criado para discutir políticas públicas educacionais. Nessa live, o objetivo é reforçar as raízes culturais dos povos indígenas, além de levar o nosso reconhecimento e ver o quanto nós avançamos nas ações voltadas para a educação indígena”, ponderou.

Educação Indígena no Tocantins

O procurador da República Álvaro Lotufo Manzano, fez reflexões acerca da Constituição de 1988, que estabelece, além do direito à educação básica tradicional, respeito à diversidade cultural e linguística.

“O Tocantins é um espaço importante no desenvolvimento da educação formal para os povos indígenas. Como o Estado foi criado com a Constituição, foi um dos primeiros a construir escolas dentro das terras indígenas, mantendo essa diversidade. E quando se fala de educação indígena, deve-se levar em consideração o respeito a essa diversidade cultural, promovendo o desenvolvimento e a formação de professores indígenas que atuam em suas comunidades”.

O gerente de Educação Indígena da Seduc, Waxiy Maluá Karajá destacou os avanços promovidos pelo Governo do Tocantins nessa área. “Acredito que uma das conquistas que tenho a agradecer, hoje, é ao Governo do Estado por ter atendido ao pedido dos povos indígenas de ter um representante dentro da Secretaria de Educação. É uma satisfação enorme para os povos indígenas ver esse reconhecimento e poder traçar um diálogo, fazer intermediação, entre as comunidades e o Executivo de maneira autêntica”, frisou.

No Estado, cerca de 13 mil indígenas estão distribuídos em 165 aldeias, das quais 118 possuem escolas, incluindo extensões de outras unidades, para atender a uma demanda de 6,2 mil estudantes dos povos Apinajé, Javaé, Karajá, Krahô, Xambioá, Xerente e Krahô - Kanela. Cada uma dessas etnias conta com dois representantes no Conselho Estadual de Educação Indígena, que atuam respeitando as especificidades socioculturais de cada povo.

Edição: Luiz Melchiades

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