Quarta, 22 de Setembro de 2021 15:55
73 98168-2875
Brasil Apagão

‘Se continuar desse jeito, vai ter apagão na Bahia’, diz especialista em energia

‘Se continuar desse jeito, vai ter apagão na Bahia’

08/09/2021 11h07
169
Por: Redação
‘Se continuar desse jeito, vai ter apagão na Bahia’, diz especialista em energia

Foi muita coisa de uma vez só. Primeiro, por causa do baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou uma bandeira tarifária 50% mais cara. Depois, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, foi para a TV apelar por um “esforço de redução de consumo” de luz elétrica. E, se a crise continuar como está, especialistas afirmam que não estaremos livres de um apagão.

‘Se continuar desse jeito, vai ter apagão na Bahia’, diz o professor Leandro Carralero, especialista e coordenador do programa de Pós-Graduação em Energias Renováveis da Unijorge. Embora a situação dos reservatórios hídricos no estado não seja preocupante, ele acredita que a Bahia pode sofrer impactos da crise vivida principalmente no centro-sul do país em razão da escassez de chuvas.

“A Bahia está dentro de um sistema nacional. A energia gerada aqui vai para outros estados também e, com certeza, a crise afeta a todos, independente de como estejam seus reservatórios”, explica Carralero.

“Minha aposta é que, daqui para o Verão, eles vão tentar fazer apagões estratégicos por período de tempo. Por exemplo, fica três horas sem energia em um lugar, depois mais três horas em outro. Não será tudo de uma vez só ou inesperado como foi em 2001 e sim uma ação estratégica”, argumenta. Leia mais no CORREIO

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.